TEPLICE, A CIDADE DE IMPERADORES E REIS, EM 10 PASSOS

A mais antiga cidade balneária da Europa Central, localizada a meio caminho entre Dresden, Alemanha, e Praga, Tchéquia, é famosa por seus spas, fontes termais, os personagens que por lá passaram e suas histórias. Descubra Teplice em 10 passos.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Septiembre 12, 2019

  1. Castelo, Museu Regional e jardins

As fundações do Castelo de Teplice datam do século 12, quando a rainha da Boêmia, Judith da Turíngia, fez construir ali um convento. Com o passar dos anos, foram se sucedendo os seus proprietários nobres, e aconteceram ampliações e reformas com diferentes estilos arquitetônicos. Esta edificação foi  testemunha e protagonista da história – nela ocorreram importantes reuniões políticas e reservadas, com convidados especiais como os músicos Fryderyk Chopin e Franz Liszt. Hoje, o castelo é a sede do Museu Regional de Teplice, aonde está preservada uma interessante coleção que remete a eventos históricos e culturais, além de importantes obras de arte. A visita não deve esquecer os belos jardins que rodeiam a propriedade.

  1. Praça do Castelo e Coluna de Pedra

A Praça do Castelo é o coração da cidade de Teplice. Ali, desde 1718, se ergue a Coluna de  Pedra da Santíssima Trindade, a maior entre as esculturas gigantescas criadas por Matyáš Bernard Braun.

  1. Igreja de São João Batista

É hora de ver a cidade a partir do alto. Para tanto, também em frente à Praça do Castelo, a escolha é a torre da Igreja de São João Batista, patrono de Teplice. A subida é amenizada pela atenção à exposição sobre a história e os desastres que afetaram a cidade ao longo dos anos, como o devastador incêndio ocorrido em 1793, o qual originou ampla reconstrução.

  1. Igreja da Exaltação da Santa Cruz e relíquias de San Clari

Após deixar a torre, é hora de dar alguns paços na Praça do Castelo e alcançar a igreja que o nobre da Boêmia, Volf de Vřesovice, presenteou à cidade, e que foi concluída em 1568. Nela estão guardadas as relíquias do mártir cristão San Clari, que no século 4 foi torturado até a morte por não revelar o esconderijo de um jovem casal que ele batizara e celebrara o casamento. A jovem era de família rica, enquanto o rapaz era escravo. Assim, San Clari é considerado o patrono dos balneários e do Sacramento do matrimônio.

  1. Spas

Diz a lenda que um porco manco foi o descobridor das águas curativas de Teplice, por ter surpreendido o seu dono com notória melhora após o contato com elas.  Por esta razão, muitas das fontes locais referem-se ao animal que mudou o destino da cidade. Assim, ao longo da história, imperadores, reis e grandes artistas rumaram para a cidade resort, por conta das suas fontes termais. Entre os spas da cidade somam o Imperial, que tem o nome de seu mais ilustre frequentador, o imperador Francisco José da Áustria; e o Thermalium Beethoven (Lazenska ulička), nominado em homenagem ao músico que passou longos períodos na cidade,  em busca de restaurar a sua saúde.

  1. Teatro Krušnohorské

O edifício original do teatro, construído em 1874, foi perdido durante um incêndio, em 1919. No entanto, logo foi ordenada a reconstrução, que incorporou belos elementos do estilo art déco.

  1. Estátua de Mozart

Teplice foi visitado por muitas celebridades, como Ludwig van Beethoven e Johann Wolfgang von Goethe. No entanto, é Wolfgang Amadeus Mozart, que nunca passou pela cidade, a ter ali a estátua mais importante.

  1. Antiga igreja de São Bartolomeu

A antiga igreja protestante de São Bartolomeu tornou-se um importante centro social e cultural. Seus interiores foram adaptados para funcionar uma galeria e uma cafeteria. É um lugar bem interessante para uma visita.

  1. Trem turístico de Humboldt

Uma ótima maneira de obter uma visão completa da cidade, dos spas e castelos é fazer o passeio no trem que sai da Praça do Castelo, passa pelo Parque Šanov e alcança a colina Doubravka. O trem tem o nome do viajante e cientista Alexander von Humboldt, que amava as paisagens da Boêmia do Norte.

  1. Castelo Doubravka

Localizado no topo da colina Doubravka, este castelo teve uma história tempestuosa, que o deixou em ruínas. No entanto, foi restaurado e é um ponto muito interessante, onde, além do castelo, se pode desfrutar de belas vistas.

A NOVIDADE: Neste 2019, A Agência Premiant City Tour incluiu Teplice nas suas ofertas de excursões de um dia a partir de Praga.

Canales relacionados

Experiencia de viagem