Tchéquia para principiantes: 16 dicas importantes para sua primeira visita

Vai viajar para a República Tcheca pela primeira vez?  Compartilhamos algumas informações práticas bastante úteis, para que tudo seja muito simples.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Septiembre 26, 2019

1. Visto: Desde 2007, a República Tcheca faz parte da União Europeia e do Espaço Schengen, um acordo em vigor desde 1985, assinado por 29 países que compartilham fronteiras abertas. O visitante que pertence a uma nação membro do Schengen terá a permissão de entrada na Europa checada uma única vez, no primeiro país de desembarque. O Brasil faz parte do acordo.

2. Dinheiro: A moeda oficial da República Checa é a coroa tcheca (Kč). São utilizadas moedas (1, 2, 5, 10, 20 e 50 coroas) e notas (100, 200, 500, 1000, 2000 e 5000 coroas). Em várias lojas e restaurantes o euro é aceito, mas, se houver troco, será em coroa tcheca.

3. Cotação e câmbio: Você pode consultar a taxa de câmbio na página do Banco Nacional da República Checa. Para obter coroas tchecas, utilize dólar ou euro. Uma vez na no país, há quatro opções para câmbio, conforme a seguir.

- Bancos: A comissão oscila em torno de 2% do total da operação. No geral, os bancos têm caixas eletrônicos. Você insere dólar ou euro, e recebe em coroas tchecas. Nesta opção você também pagará comissão, descontada do valor a receber.

- Casas de câmbio: Recomendamos pedir aos cambistas que informem o valor exato de quanto pagarão, antes de entregar o seu dinheiro a eles. A inscrição "0% comissão" não se refere, muitas vezes, à venda, mas à compra de moeda estrangeira. Também, muitas vezes acontece que as vantajosas taxas de conversão anunciadas por casas de câmbio são apenas para uma quantidade acima de um determinado valor (por exemplo, 100 euros), caso contrário, será cobrada uma taxa, e a vantagem desaparece.

- Recepção do hotel: na maioria das vezes, os hotéis oferecem serviço de câmbio.

- Caixas eletrônicos: Você pode usar um cartão de débito e, com sua senha, obter moeda local. Ou pague em quase todas as lojas com cartão de crédito internacional.

4. Idioma: o idioma oficial da República Tcheca é o tcheco, um dos mais complicados do mundo, semelhante ao polonês, ao russo e ao eslovaco. Os viajantes podem se comunicar facilmente em inglês, e obter serviços (como guias turísticos) em espanhol.

5. Como ir do aeroporto a Praga: um táxi pode custar entre 500 e 700 coroas tchecas (para converter: (www.bcb.gov.br/conversao ). Se você preferir ir por ônibus, o Aeroport Express viaja para a estação central em percurso com duração de 30 minutos. Neste caso, contudo, há questões que devem ser avaliadas. Saiba tudo, em português: (http://twixar.me/04c3)

https://www.pragueairport.co.uk/pt-pt/transportes-publicos-depara-o-aeroporto/

6. Se você aluga um carro:  a direção é à direita. Dia e noite, mantenha os faróis acesos. No inverno, pneus para a Estação são obrigatórios. Verifique se está com a sua carteira de motorista, com a identificação e os documentos do carro, obrigatórios. É obrigatório também o assento para crianças com até três anos de idade. Consulte a Legislação Europeia para tais cadeirinhas e exigências correlatas, em português: (http://twixar.me/G4c3). https://cadeirasauto.fundacionmapfre.org/infantis/regulamentos/legislacao-da-uniao-europeia/

7. Gorjetas: Em restaurantes, bares e cafeterias é hábito deixar gorjeta. Em alguns casos, a conta é arredondada e, em lugares mais luxuosos, o habitual é deixar o equivalente a 10% do valor do consumo.

8. Rede eléctrica: A rede eléctrica tcheca utiliza ligação de 230 V e frequência de 50 Hz. As tomadas são as mesmas que em Espanha, França, Alemanha ou Argentina (dois pinos). Se você usa um tipo diferente de contato, deve obter um adaptador universal para conectar seus dispositivos. No caso de levar iPhones e iPads, se o seu carregador tiver pino chato, é indispensável o carregador universal. Se você não levar do Brasil, poderá comprar o carregador universal no aeroporto.

9. Prefixo do telefone: o prefixo internacional checo é +420.

10. Telefones celulares: O mercado tcheco tem várias operadoras de telefonia móvel, incluindo O2, Vodafone, T-mobile e Ufon. Geralmente, as operadoras têm tarifas fixas para viajantes com telefones, mas são válidas para visitantes de origens europeias. Todas oferecem pacotes e cartões pré-pagos para aqueles que não querem usar taxas de contrato. Se você está pensando em comprar um cartão SIM pré-pago, certifique-se de desbloquear o celular para uso no estrangeiro.

11. Reembolso do IVA: este acrônimo é para Imposto sobre Valor Agregado, a taxação de  produtos, serviços, transações comerciais e importações. Na República Tcheca, o IVA é reembolsado para brasileiros e outros viajantes provenientes de países que não pertencem à União Europeia. O reembolso é concedido aos compradores de mercadorias cujo valor exceda a duas mil coroas tchecas (compra na mesma loja e no mesmo dia). A exigência é que a mercadoria saia do país (junto com você, ou despachada) dentro de, no máximo, 90 dias a contar da data da compra.

Para saber tudo sobre IVA e os melhores lugares para compras, quando você visitar Tchéquia: www.czechtourism.com

12. Distância entre Praga e as principais capitais europeias (em horas de voo): Frankfurt, 1h10; Paris, 1h45; Roma, 1h50; Londres, 2h15; Madri, 3 horas; Viena e Budapeste, 1h05; Berlim, 1 hora; Moscou, 3h40.

13. Para saber mais sobre a República Tcheca: as distâncias entre os principais destinos turísticos do país são curtas. Muitos lugares podem ser visitados em um dia, a partir de Praga. Apesar que, ficar uma noite em uma vila ao pé de um castelo medieval ou em uma cidade termal têm magia inesquecível.

14. Dias e horários de atrações turísticas: monumentos históricos, museus e galerias são normalmente abertos ao público todos os dias, das 9 às 17 horas, exceto às segundas-feiras. A maioria dos castelos e palácios está fechada de novembro a março. O Castelo de Praga está aberto todo o ano. O Museu Judaico de Praga fecha aos sábados.

15. Feriados: 1º de janeiro; sexta e segunda-feira da Páscoa; 1º e 8 de maio; 5 e 6 de julho; 28 de setembro; 28 de outubro; 17 de novembro; 24, 25 e 26 de dezembro.

16. Horário de funcionamento: a maioria das lojas funciona das 9 às 18 horas, de segundas às sextas-feiras; e das 9 às 13 horas, aos sábados. Algumas lojas abrem aos domingos, pela manhã. Os grandes centros comerciais abrem todos os dias às 10 horas, e fecham entre 20 e 21 horas. No centro de Praga, geralmente, as lojas estão abertas todos os dias. Cartões de crédito são aceitos na maioria das lojas e shoppings do país.

As informações acima estão resumidas. Para detalhes sobre cada um dos tópicos abordados, e ainda muito mais, consulte (em português): www.czechtourism.com

Canales relacionados

Experiencia de viagem