Mariánské Lázně, um capricho dos reis ao alcance das mãos

Transcorreram dois séculos desde que os monarcas e a alta aristocracia da Europa, assim como os principais intelectuais e artistas da época chegavam a este balneário, em busca da saúde atribuída às águas de suas fontes.

Por: Colaborador invitado

Publicado: Septiembre 05, 2017

No rumo Oeste, após cerca de duas horas por carro desde Praga você chegará a Mariánské Lázně uma cidade termal que, juntamente com Karlovy Vary e Františkovy Lázně, forma o triângulo tcheco das águas curativas, considerado um dos melhores conjuntos de resorts de spa da Europa. Um belo ambiente natural abraça esta cidade, que também valoriza a arquitetura, os belos jardins e as águas relaxantes e curativas. Visitá-lo é uma ótima experiência, e bem-sucedida opção de aproveitar as férias para recuperar do estresse diário.

Jardins e arquitetura

A natureza é essencial para a qualidade de vida, e uma das cidades com mais áreas verdes na República Tcheca é Mariánské Lázně, localizada junto à reserva natural de Kaiserwald (Floresta do Imperador). Seu nome nos remete ao tempo em que pertencia ao Império Austro-Húngaro, desaparecido há um século, porém, presente nesta cidade, que conserva todo o esplendor e o luxo próprios de um dos lugares favoritos dos imperadores, por conta dos benefícios atribuídos às suas águas. Devido à importância das suas fontes, um spa foi construído na cidade no início do século 19, e a qualidade de suas águas atraiu as personalidades mais importantes da época, como Mahler, Nietzsche, Freud, Kafka e o czar Nicolau II. Tais preferências contribuíram para que edifícios ainda mais exclusivos fossem construídos em Mariánské Lázně.

O legado arquitetônico desta cidade inclui a elegante e impressionante colunata de Máximo Gorki, hotéis de época, e os pavilhões de banhos – caprichos da arquitetura que ali estão desde o século 19. O Teatro da Cidade, construído em 1868 e remodelado no século 20 em estilo Art Nouveau, oferece animado programa cultural de concertos, exposições e peças de teatro. Soma de música, arquitetura e água está na fonte que canta e dança através de um sistema de luz, movimento e som. Andar entre jardins e parques, a  apreciar os exemplos arquitetônicos, é o complemento ideal após uma sessão de água, lama ou de gases do interior da Terra e, até mesmo, de banhos de cerveja!

O ar, a água e até a cerveja… curam!

O outono em Mariánské Lázně é um mostruário de cores; a primavera, um momento mágico, por exemplo, um passeio pelo parque de Václav Skalník - os bosques que o rodeiam fazem mais agradáveis as noites de verão, que nesta época têm peculiar atmosfera... Ao contrário do que você possa pensar, o inverno em Mariánské Lázně é muito atrativo, pois enseja momentos repletos de imagens e sensações. Você poderá se dar ao prazer de passear pelo bosque nevado ouvindo o silêncio branco, enquanto as suas pisadas trincam a neve. Este passeio pode acontecer após uma sessão de água, cerveja ou gases medicinais; ou após saborosa refeição criada pela gastronomia tcheca, muito rica e variada.

Os tratamentos termais são denominados sólidos, com lama; líquidos, com águas medicinais das 140 fontes que fluem em Mariánské Lázně; e os banhos com boa cerveja tcheca. Há tratamentos gasosos, com o gás que emana das fontes. Sim! Aqui, até o ar cura, com o auxílio do entorno arborizado e do gás – o CO2 de origem vulcânica tem poder de cura, por isso é usado para os banhos, minerais e secos.

Devido à quantidade de minerais que compõem as águas medicinais das diferentes fontes, em Mariánské Lázně os tratamentos são completos e diversificados, para tratar a pele, os rins, o sistema digestivo, o sistema respiratório... As águas, os gases e as lamas são o líquido, o gasoso e o sólido utilizados em benefício da saúde. Também a cerveja? Sim, a cerveja também é usada para curar.

A somente 9,3 km de Mariánské Lázně está a fábrica de cerveja de Chodovar, que para a sua produção se serve das águas da fonte II-Sano. Para aproveitar ainda mais as qualidades deste que é um dos principais mananciais da região, as águas são também utilizadas nas banheiras das salas de banho de Chodovar. Enquanto você está imerso, desfruta de uma cerveja tcheca que auxiliará a hidratação e a recuperação dos minerais perdidos durante o tratamento. Cerveja por fora e por dentro! A experiência é única e inesquecível, e a relação qualidade/preço é sensacional.

Hotéis especiais   

O Hotel Danubius Nové Lázně conserva as salas de tratamento que foram usadas há mais de um século por Francisco José I, imperador austro-húngaro; e Eduardo VII, rei inglês. Ambos recebiam tratamento com águas medicinais em suas acomodações particulares, que permanecem idênticas até os nossos dias. É indescritível a experiência de receber um tratamento no mesmo lugar e da mesma forma como era oferecido a um dos últimos imperadores da Europa, ou ao rei inglês. O mesmo luxo de há um século é mantido e desfrutado. As salas preservam perfeitamente a decoração original, com os azulejos e o luxo novecentista que é palpável na atmosfera... Estas instalações têm acesso direto ao famoso balneário romano – um lugar maravilhoso.

O Hotel Explanade é outra acomodação luxuosa, e está entre as mais acessíveis – o pernoite neste 5 Estrelas custa a partir de 172 euros (em 2019). Renovado, o Explanade aplica nos tratamentos as melhores e mais modernas técnicas de uso das águas medicinais para cura, relaxamento e beleza. Para alternar com os tratamentos, conta com ginásio esportivo, golfe, quadra de tênis, e oferece passeios a cavalo e prática de  ski cross-country.

Bem próximo:

- Os castelos de Loket, Kynžvart

- Outras cidades balnearias, como Františkovy Lázně e Karlovy Vary

- O Monásterio de Teplá

Canales relacionados

Experiencia de viagem