Liberec, encanto cercado pela natureza

Nesta cidade e seus arredores, em qualquer época do ano você poderá praticar vários esportes, explorar as rotas da natureza a pé ou em esquis, e conhecer um marco arquitetônico que, inclusive, permitirá hospedagem e refeições.

Por: Joaquín del Palacio

Publicado: Septiembre 06, 2019

Cerca de uma hora de Praga por carro, em direção ao Norte, você alcançará Liberec, um paraíso para a prática de esportes de todos os tipos, como golfe e esqui; ou até mesmo para desfrutar de um parque aquático coberto, em qualquer época do ano. Para os amantes da engenharia e de edifícios singulares, a dica é a Torre Ještěd, aonde é possível hospedar-se. Mas, esta cidade nos reserva ainda muitas surpresas…

Parece um O.V.N.I!

À primeira vista, a Torre Ještěd pode parecer uma nave espacial pousada no topo de uma montanha. Não é o que parece. Trata-se de impressionante edifício único, na verdade, uma torre de comunicações que é um dos símbolos da República Tcheca. A edificação é localizada no topo da montanha Ještěd, com 1.012 metros de altitude – uma referência bem conhecida. Destaca-se por ser um miradouro privilegiado, com vistas de 360º sobre a natureza do entorno. É, em si, um destino, por ser também um hotel muito especial. Dispõe de quartos com design peculiar, que faz supor o interior da nave espacial que, à distância, assim nos parece. Uma hospedagem diferente e inesquecível.

Tudo neste lugar é excepcional: sua forma, localização,  e o acesso. Além de ser possível chegar à torre pela estrada, o percurso pode ser feito por teleférico que percorre 1.188 metros até seu destino, em elevação de 402 metros. O mirante também é peculiar, com restaurante panorâmico. As mesas, ao lado das grandes janelas, nos permitem  desfrutar da boa cozinha tcheca, enquanto nas estandes, convertidas em telas de cinema, são projetadas impressionantes imagens dos arredores.

Ao longo da história, vários marcos, cabanas e edifícios foram erguidos nesta cúpula, até que, nos anos 60 do século 20, a atual Torre Ještěd foi projetada e concluída na data planejada - 21 de setembro de 1973. Naquele  mesmo  dia, iniciou a sua operação como torre de comunicações, hotel e restaurante. O trabalho foi realizado pelo arquiteto tcheco Karel Hubáček, que ganhou o Prêmio Auguste Perret em 1969, por tecnologia aplicada à arquitetura.

Paraíso dos esportes de inverno

Um dos destinos de inverno mais famosos para os tchecos,  Liberec é localizada na Cordilheira dos Sudetos, ideal para os esportes da estação. Na região há muitos lugares para curtir a neve em pistas de descida, esqui cross-country, trampolins, trenós, motos de neve, raquetes de neve etc. Um lugar para experimentar grandes sensações. A estação de esqui Jizerské hory está pronta para o esqui cross-country em uma paisagem de aspecto selvagem, entre frondosos bosques que o levarão às frias florestas boreais.

Quem prefere alternar esportes de inverno com os aquáticos também terá excelentes opções em Liberec, mesmo durante a estação da neve. A cidade conta com um imenso parque aquático coberto – o Centrum Babylon Liberec. Completo, o Babylon inclui área para jogos, sauna, hotel, vários restaurantes. Ali é  possível, inclusive, a prática de golfe. Nas instalações do Babylon há o IQ Park, área interativa para os visitantes desfrutarem de atividades e jogos que entretêm e ensinam.

Envolta por bosques

A localização de Liberec proporciona um entorno natural repleto de parques e florestas. Na região, há várias reservas e áreas protegidas, que se comportam como grandes reservatórios de água. Nelas, nascentes, rios e lagos contribuem para a exuberância da natureza, e para a existência, nas proximidades, de múltiplos espaços de preservação, como a Reserva Natural Nacional de Jizerskohorské bučiny.

Na reserva predominam florestas de faias, piceas e abetos em seu habitat natural - um ecossistema no qual proliferam espécies raras de plantas e insetos. Caminhar entre maravilhas naturais é opção oferecida pela estrada de montanha Stolpišská silnice, antiga via para tráfego. O caminho existe desde o século 19, com pontes e muros de pedra, restaurados para tornar o trajeto uma esplendida rota de caminhada que mostra toda a beleza do lugar.

A relação de Liberec com a natureza é tão estreita que a cidade mantém um sensacional Jardim Botânico,

datado de 1876. Apesar de estar em uma região fria, com clima de montanha extremo para algumas espécies, este jardim botânico tem 10 pavilhões de exposições em cerca de 3.500 m2, e 14 diferentes temas botânicos, entre os quais se destacam as coleção de plantas carnívoras, de cactos e as orquídeas. É uma visita essencial.

Devido à grande quantidade de água na região, a cidade tem um lago natural represado, junto a uma floresta. A área,  autorizada para natação, é ideal para a temporada de verão.

Passeando pela cidade

Liberec é uma cidade que reúne vários edifícios e lugares que surpreenderão, a começar pela impressionante sede da Prefeitura, datada do século 19, e com uma singularidade em seu sótão - o restaurante Radniční Sklípek. Aberto desde 1893, o restaurante tem ambientação que nos leva àquela época. Neste restaurante se saboreia os bons pratos de carne, como tartare e pato assado, e para acompanhar, cervejas tchecas tradicionais.

Para fazer a digestão, um passeio pelo centro da cidade nos levará a descobrir casas tradicionais da Europa Central,  com vigas transversais; igrejas, como a do Santo Crucifixo e de Santo Antonio; e interessantes museus, como o da Boêmia do Norte; e galerias, como Malá výstavní sín, com lindas peças em cristal. Ao caminhar pelo centro de Liberec, você estará no cenário das tomadas do primeiro filme da série Genius, da National Geographic, sobre a vida de Albert Einstein.

O Hotel Praha,estilo Art Nouveau e categoria 3 estrelas, foi construído em 1905.  Remodelado em 2003, teve conservado todo o encanto de seu estilo arquitetônico, enquanto foi aprimorada a qualidade dos apartamentos e dos salões. A relação qualidade/preço é muito boa, assim como o apelo para desfrutar de hospedagem em um edifício que faz parte da intensa história tcheca transcorrida durante o século 20.

Bem perto:

- O Palácio do Conde Clam Gallas, do século 17

- O Parque Nacional da Suíça da Boêmia

- A vila montanhesa Špindlerův Mlýn

Canales relacionados

Experiencia de viagem