Culto às marionetes

Quando você visitar a República Tcheca, não perca um espetáculo de marionetes. Mesmo sem entender o idioma dos personagens, é interessante vivenciar a interação entre palco e plateia. Para os tchecos, as marionetes representam muito além de divertido passatempo.

Por: Colaborador invitado

Publicado: Septiembre 06, 2019

Os tchecos têm devoção muito especial à forma de expressão através de marionetes, que consideram patrimônio cultural do país desde há séculos, muito antes de a UNESCO declará-las Patrimônio Imaterial da Humanidade, em 2017. Ao passear por Praga e outras cidades da Tchéquia, é comum encontrar ao menos uma marionete. Elas são vistas até mesmo na decoração dos peitoris de janelas, e os mais diferentes modelos são encontrados nas lojas especializadas, várias delas em Praga: Obchod Loutkami,rua Nerudova, 51; na rua Lužického semináře, 5-7; ou escondidas no “Beco Dourado do Castelo”, por si um passeio fascinante.    

Por conta da tradição desfrutada no país, as marionetes tchecas tendem a ser mais elaborados do que em outras partes do mundo. São quase sempre feitas em madeira, com expressões faciais cuidadosamente trabalhadas. Verdadeiras obras de arte, é comum encontrá-las em lojas de antiguidades. Um dos símbolos mais populares da Tchéquia, as marionetes são também uma das preferências dos turistas, levadas para casa como lembrança do país.

Contudo, são poucos os que assistem a um espetáculo, sem saber o que estão perdendo. Se você pretende curtir esta experiência ao visitar a capital da Tchéquia, a dica é o Národní Divadlo Marionet, o Teatro Nacional de Marionetes de Praga, aonde são apresentadas versões das óperas de Mozart, como Don Giovanni e A Flauta Mágica. O teatro oferece a chance de aprender os segredos desta curiosa combinação artística, que mistura teatro e ópera com o mundo das marionetes. A chance se dá através de visitas guiadas, que incluem ingresso ao museu deste intrigante teatro.

Mas, se a intenção é mergulhar na relação especial dos tchecos com marionetes, nossa dica para você é assistir ao espetáculo em um dos teatros profissionais que operam na capital, como em várias outras cidades. Algumas cidades e endereços eletrônicos, a seguir:Brno, Pilsen, Liberec ou Ostrava.

Em Praga, particularmente interessante é o Divadlo Spejbla, na Hurvinka.Neste teatro, você terá o privilégio de conhecer, frente a frente, personagens carismáticos criados em Pilsen, no início do século 20, por J. Skupa, uma das figuras mais influentes na história das marionetes de Tchéquia. Com as aventuras de uma dupla formada por pai e filho - Spejbl e Hurvínek, à qual aderiu um cão falante e duas personagens femininas, este criador versátil atraiu públicos adultos, de jovens e infantil. A mensagem perdurou após a morte de Skupa, como pode ser conferido nos espetáculos deste teatro. As situações que ele descreve e seus diálogos esmiúçam os problemas da população tcheca e seu modo particular de ser, tudo temperado por muito humor e sarcasmo.

Como justificou a UNESCO no seu relatório favorável à declaração de Patrimônio Imaterial da Humanidade, na República Tcheca, desde o século 18, no mínimo, as marionetes serviram para difundir os valores éticos e educacionais, mas também são um excelente veículo para destacar muitos traços da cultura checa. Por outro lado, marionetes são parte integrante da cultura teatral em todos os níveis, embora faltem novos textos que introduzam temas contemporâneos.

A maioria das escolas tchecas de Artes Dramáticas inclui um departamento específico para esta forma de expressão. Participam atores profissionais, escritores, músicos e diretores de palco. Talvez, não haja lugar melhor para  conhecer a importância do mundo das marionetes na República Tcheca, do que assistir qualquer um dos festivais organizados pelo país. O mais importante é, sem dúvida, o de Chrudim que em 2019 terá a sua 68ª edição. O festival é realizado no início do verão tcheco (junho a agosto), e  reúne amadores e empresas semiprofissionais de todo o país.

Outra maneira interessante de aproximar desse universo particular é visitar os muitos museus que existem em cidades de todo o país. O Museu Nacional está localizado na Prachatice.Também, vale conhecer os museus: em Pilsen, em Cesky Krumlov; e em Chrudim

Canales relacionados

Experiencia de viagem