Cinco lugares para descobrir ao redor de Karlovy Vary

Depois de experimentar a água de todas as fontes de Karlovy Vary, é hora de explorar, nos arredores, três castelos, um mosteiro, duas vilas encantadoras e o spa favorito de uma Imperatriz.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Septiembre 02, 2019

Bečov nad Teplou

A 25 quilômetros de Karlovy Vary e 20 quilômetros de Teplá

Na República Tcheca, a 25 km de Karlovy Vary está Bečov nad Teplou, lugar ideal para quem aprecia histórias de mistério e tesouros escondidos. Uma vez na vila, siga em direção ao Castelo Bečov para conhecê-lo e ouvir a história de como os pesquisadores descobriram, em 1985, o relicário de São Mauro, oculto por 40 anos na capela do palácio. Você caminhará por corredores do castelo até alcançar as instalações que guardam a caixa dourada, datada do século 13, utilizada para guardar as relíquias de São Mauro. A caixa, perfeitamente restaurada, é o segundo tesouro mais valioso da Tchéquia, depois das Joias da Coroa da Boêmia. Além de conhecer de perto a bela peça, você ouvirá detalhes da história que a envolve.

Abadia de Teplá

A 45 quilômetros de Karlovy Vary e 20 quilômetros da termal Mariánské Lázně

Nos idos do século 12, o papa Gregório VIII dispensou um nobre tcheco, Hroznata de Tepl, de participar na terceira cruzada (1189-1192). Em agradecimento, Hroznata construiu a abadia de Teplá, na cidadezinha de mesmo nome, a 45 km de Karlovy Vary, e a doou aos abades premonstratenses.  Nos interiores da abadia há muito para ver. A começar por corredores com nichos de impecáveis esculturas sacras, além de magníficos afrescos. A bela arquitetura românico-gótico original foi reformada no estilo barroco. Merece especial atenção a formidável biblioteca onde há vários incunábulos, ou livros impressos entre 1455 a 1500 com uso de tipos móveis e letras imitando manuscrito.

Mariánské Lázně

A 50 quilômetros de Karlovy Vary e 35 quilômetros de Cheb

A lista de personagens célebres que passaram por este luxuoso balneário durante séculos (Johann Wolfgang von Goethe, Frédéric Chopin, Franz Kafka, Mark Twain, Richard Wagner, Sigmund Freud, Alfred Nobel e mais) só faz reforçar o prestígio de Mariánské Lázně. Este lugar encantador é repleto de parques, fontes, lindos edifícios, mananciais de água mineral, e muita beleza. Caminhe por Marienbad (Banhos de Maria, em alemão, pela frequência com que a imperatriz Maria Theresa da Áustria visitava Mariánské) com a calma proposta pela cidade, saboreando Kolonadá, biscoito típico, recheado de chocolate. Pare e aprecie o espetáculo oferecido pela Fonte Cantante, em frente à Colunata de Santa Cruz.

Cheb

A 45 quilômetros de Karlovy Vary e 36 quilômetros de Loket

Muito perto da fronteira com a Alemanha e às margens do rio Ohře, Cheb surpreende com a sua atmosfera medieval. Junto à Praça Principal, ou Praça do Mercado, você verá 11 casas em estilo gótico tardio (o conjunto é conhecido como Spalicek), preservadas desde o século 13. A praça é um dos pontos de partida para explorar a arquitetura e a história da cidade. Caminhe e, em breve, você chegará ao famoso Castelo de Cheb, construído em 1180. Nele, estão preservadas a torre negra, com 20 metros de altura, as paredes duplas, e a capela.

Loket

A 14 quilômetros de Karlovy Vary

Ao beirar a cidade, o meandro do rio Ohře forma um cotovelo (em tcheco, Loket), daí a inspiração para o nome deste belo lugar. Com charme particular, a cidade oferece vistas absolutamente fotogênicas. Comece por visitar o castelo, que é tão interessante por dentro como por fora. Então, vá para a cervejaria de San Florian, onde quatro variedades: loira, escura, defumada e a especialidade da casa, rubi. Também, lá você poderá admirar uma belíssima coleção de raras peças  de cerâmica. Finalmente, ande sem rumo, a saborear o típico (e delicioso) loketské perníčky, biscoito de gengibre recheado com frutas vermelhas. E quando você precisar descansar as pernas, vá para o Galerie Cafe.

Canales relacionados

Experiencia de viagem