Adam Gajdoš: Pilsen necessitava um pouco de cafeína

A mais famosa cidade da cerveja tem também excelente café. É servido em uma pequena cafeteria comandada por Zdeněk e Adam Gajdoš – pai e filho. O Pappa Coffe tem ares hipsters, e é localizado junto à entrada do Museu da Cerveja. Enquanto saboreamos um expresso tonic, Adam nos revela  quais são os lugares imperdíveis em Pilsen, na opinião de um morador.

Por: Colaborador invitado

Publicado: Septiembre 04, 2019

A intenção de abrir uma cafeteria rondava os pensamentos de Zdeněk Gajdoš desde há dez anos. Então, teve que decidir em um único final de semana. Foi quando ofereceram a ele um pequeno espaço junto à entrada do Museu da Cerveja e Subterrâneos de Pilsen. Logo, em novembro de 2014, Zdeněk abriu o Pappa Coffee – agora um negócio familiar que leva adiante junto com seu filho, Adam.

À entrada do Pappa Coffee, logo chama atenção a inscrição, em uma lousa, que recomenda provar o  beerjito. “Em uma cidade cervejeira como Pilsen, tínhamos que oferecer algo dentro da temática local (risos). Quando fomos a um festival de cerveja, nos ocorreu criar um mojito com esta bebida, e foi um grande êxito. Então, o incorporamos à oferta da cafeteria, assim como o expresso tonic, também criação nossa”, explica Zdeněk.

Há muito mais. As ofertas do Pappa Coffee incluem cafés de todas as partes do  mundo, e grande variedade de bolos caseiros, feitos na pequena cozinha da cafeteria. Como fosse pouco, Adam tem excelentes conselhos para quem deseja conhecer a fundo a cidade de Pilsen, e descobrir recantos que não figuram em nenhum mapa turístico.

O que é obrigatório para quem visita Pilsen?

Sem dúvida, a visita à fábrica de cerveja Pilsner Urquell. Também, visitar a Náměstí republiky (Praça da República) e, no seu entorno, as igrejas barrocas e as sinagogas. Em Pilsen, os visitantes deveriam caminhar olhando para cima. Isto porque o mais interessante está nas partes altas dos edifícios. Os observadores verão muitos detalhes, criados por diferentes arquitetos, com estilos distintos. Há afrescos e ornamentos muito interessantes.

Recomende três lugares da moda na cidade.

Barbearia U Paulího, (Rooseveltova 10), frequentada por jovens. Enquanto a sua barba é aparada, você pode tomar uma bebida alcoólica ou um suco. O proprietário é Pavel Vavrík, nosso vizinho em Pilsen. O segundo lugar é a Fábrica da Cerveja, (Dominikánská 8), que abriu em 2017 e funciona muito bem. Eles produzem grande variedade. É super-recomendável. E o terceiro, o Pappa Coffee!

Para comer, quais são os seus lugares favoritos em Pilsen?

Rango (Pražská 10), especializado em cozinha mediterrânea e italiana. Próximo a ele está o Lokal (Bezručova 34), de uma cadeia de restaurantes que servem pratos típicos tchecos, muito bons. Recomendo também o bistrô vegano Kantyna (Palackého 8), que tem ambientes simples, mas, muito interessantes. Outro restaurante que aprecio em Pilsen é o Supa Supa (Dřevěná 3),aonde servem somente sopas.

Qual é o teu prato tcheco favorito?

Eu não vou dizer goulash, como todo mundo! Quando criança, eu não gostava do molho de endro, tcheco típico, mas agora, eu adoro. Sempre que possível, eu vou ao Kantyna saborear esse molho, normalmente, servido com os pratos de carne, mas lá tem uma versão vegana. E veja que eu não sou vegano.

Qual é a tua saída noturna preferida, em Pilsen?

Para tomar um coquetel, Bar My Friends, discoteca? Pantheon – não vou amiúde, mas este lugar é muito frequentado. Por último, Zachs Pub, bem alternativo, com música ao vivo.

Fale sobre um lugar imperdível, fora do circuito turístico.

Depo é um projeto que eu conheço muito bem, e vou com bastante frequência. É um antigo estacionamento para bondes, que foi restaurado. É chamado Depo2015 - ano quando foi inaugurado, por ocasião da declaração de Pilsen como Capital Cultural da Europa. No Depo são realizados festivais, exposições, oficinas. Há um evento de comida de rua, muito popular. Quando não há atrações especiais, a cafeteria em estilo industrial está sempre aberta.

Outros dois lugares são o Plovárna (traduza como um lugar para nadar, porque é perto do rio e você poderá alugar barcos); e a Papírna, antiga fábrica de papel, agora um café.

 

Contato Papa Coffee

Adam y Zdeněk Gajdoš
Veleslavínova 8, Pilsen,
Tchéquia.

Canales relacionados

Dica de local